Insônia? Saiba como ter uma boa noite de sono!4 min read

A insônia é um dos males que mais incomoda. Quem sofre disso sabe bem o que é passar o dia todo sonolento e não conseguir produzir como gostaria.

As causas podem ser as mais variadas, como ansiedade, ambiente inadequado, barulho excessivo, estresse, entre diversos outros.

Talvez você precise de ajuda de um profissional da saúde para resolver seu problema de insônia. Porém, antes você pode fazer algumas coisas simples que irão ajudar a combater este problema.

Mesmo que seja indicado pelo seu médico o uso de algum medicamento ou de um complemento, como a melatonina, as dicas abaixo serão importantes e trarão benefícios, atuarão conjuntamente com o que foi prescrito. Afinal, nada adiantará você tomar um remédio se não fizer algumas mudanças em seus hábitos e seu ambiente.

Confira abaixo as dicas para ter uma boa noite de sono. Existem muito mais dicas, certamente, mas com essas provavelmente você tenha uma boa noite de sono!

Dicas para ter uma boa noite de sono

1. Procure evitar o uso luzes brancas no ambiente.

Se possível, use luz avermelhada, as conhecidas luzes “amarelas” ao invés das brancas (é assim que é descrita na embalagem). São as lâmpadas comuns, mas que tem cor que lembram as lâmpadas incandescentes que foram proibidas.

A luz amarela é melhor para o ambiente onde você dorme.

Além de tornar o ambiente mais aconchegantes, estas lâmpadas não fazem com que a melatonina seja eliminada do seu organismo, ao contrário da luz branca (que emite luz azul também).

2. Evite o uso do celular antes de dormir

Usar o celular é um dos grandes erros de muitos que reclamam de insônia. Isso porque estes aparelhos emitem luz azul. Esta luz é uma grande inimiga da melatonina, o “hormônio do sono”. Ela faz com que os níveis deste hormônio sejam diminuídos em seu organismo.

Alguns celulares já tem um modo específico de configuração para diminuir a exibição da luz azul, conhecido como night shift (algo como “turno da noite” ou “entardecer”, em tradução livre) ou modo leitura, como também é conhecido.

A luz azulada do celular é extremamente prejudicial ao sono!

3. Assistir TV até dar sono, nem pensar!

É o mesmo caso do uso do celular. Além da luz azul, o barulho vai atrapalhar. Isso sem contar que o assunto pode chamar a sua atenção, mantendo-o acordado.

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Aliás, o ideal seria nem ter TV no quarto. Além de ocupar espaço, não é o lugar adequado para este aparelho. Pense nisso!

4. Mexer no computador também não é uma boa ideia

Acho que nem precisava falar isso, não é mesmo? Deixe isso para outra hora.
Além da luz azul que ele emite, você é estimulado a querer ver mais e mais coisas. Os diversos e interessantes assuntos disponíveis aguçam sua curiosidade fazendo com que mantenha-se em alerta.

5. Procure realizar uma atividade relaxante

Uma atividade calma, como ler um livro, ouvir músicas mais calmas e meditação é o ideal nos minutos que antecedem a hora de dormir. Procure relaxar, deixe de lados as atividades estimulantes.

Ler é uma ótima pedida para quem precisa “buscar” o sono.

6. Tenha um horário rígido para ir para a cama

Isso é muito importante, pois também pode ajudar na regulação da secreção da melatonina. Procure manter uma rotina de horário de deitar, mesmo que não consiga dormir de imediato.

Com o tempo o corpo vai se habituando e você já começará a ficar sonolento perto do horário de dormir.

7. Evite ingerir alimentos estimulantes

Pode parecer óbvio para alguns, mas muita gente faz isso. Tomar café ou comer “só um chocolatinho”, por exemplo, não é das melhores ideias se você quer dormir nas próximas horas.

Evite estes tipos de alimento após o entardecer. Deixe para fazer isso durante o dia, quando você precisa manter-se acordado.

Evite bebidas estimulantes antes de dormir. Como alternativa você tem alguns tipos de chá, como camomila, melissa ou capim-limão.

Por outro lado, há alguns chás conhecidos por ter efeito calmante que são mais apropriados. Entre eles tem o chá de camomila, de melissa (erva cidreira) ou capim limão (capim cidreira). Claro que, se você for gestante, antes de tomar qualquer coisa, mesmo um chá, você deve consultar seu médico!

O que fazer se a insônia continuar

A insônia pode ter várias causas, como foi falado no início. Caso siga estas dicas e continue com problemas para dormir, não hesite antes de procurar um médico.

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Agora que já sabe como ter uma boa noite de sono, lembre-se que não deve nunca recorrer a medicamentos sem a orientação médica. Lembre-se que o que é bom para uma pessoa pode fazer muito mal para a outra.

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ATENÇÃO

As informações contidas neste artigo não se destinam a substituir o tratamento com um profissional da saúde qualificado (médico ou psicólogo). As informações devem ser usadas apenas como referência e não servem como aconselhamento médico. Se você está lutando contra algum tipo de transtorno do humor, recomendamos que procure um terapeuta experiente. A combinação de boa informação e terapia fornece a forma mais eficaz de tratamento.

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