10 Coisas que pessoas com transtorno bipolar gostariam que você soubesse

Um transtorno mental, como o transtorno bipolar, sempre é carregado de estigmas e mitos. Todo mundo acaba se tornando um “especialista” no assunto e dando palpites sobre o problema.

É comum fazermos ou dizermos coisas, que consideramos como bons conselhos, para nossos amigos e familiares que sofre de uma doença mental. No entanto o resultado é exatamente o contrário do esperado: fazemos com que suas condições sejam ainda mais difíceis de lidar.

Como já foi dito no início do artigo, o transtorno bipolar é envolto por muitos equívocos. A maioria de nós entende que as pessoas com transtorno bipolar sofrem de depressão e mania de uma forma muito simplista.

Precisamos entender que nada, incluindo o transtorno bipolar, é tão claro quanto parece. As pessoas que sofrem dessa desordem lutam contra muitas coisas além desses dois estados aparentemente conhecidos.

Precisamos ter o cuidado, portanto, de não virar um fardo extra para eles carregarem, caso não possamos ajudá-los!

Leia abaixo algumas coisas que precisamos entender sobre as pessoas que sofrem de transtorno bipolar:

1. Todo mundo tem altos e baixos. O transtorno bipolar não é só isso!

Esse transtorno vem carregado de outras coisas, como sentir-se ansioso, irritável, incapacidade de dormir, sentimentos de inutilidade e pensamentos suicidas.

Às vezes, os altos e baixos acontecem ao mesmo tempo. Isso que já foi descrito como “explodir em câmera lenta”. Imagine o como é doloroso não ser capaz de entender em que estado está sua mente! Você estar eufórico e desolado ao mesmo tempo.

Você simplesmente não consegue fazer sua mente parar de arrasar a si mesma. Além disso, seus episódios podem ser fisicamente dolorosos. Portanto não, não está tudo em sua cabeça!

2. Não, episódio de mania não é algo divertido

Algumas pessoas vêm com discursos como: “Graças a Deus, você não está deprimido o tempo todo. Pelo menos, você estava cheio de energia nos momentos felizes. Isso deve compensar os dias de depressão ”.

Anúncio

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós supomos que você está de acordo com isso, mas você pode sair, se desejar. Aceitar Leia Mais