Relacionamento abusivo: saiba o que é o Gaslighting

Um relacionamento abusivo pode acontecer de várias formas. Neste artigo explicaremos o que é o gaslighting. Talvez você ainda não tenha ouvido falar desse nome, mas é um comportamento muito comum.

O gaslighting muitas vezes é praticado pelo cônjuge que quer esconder uma traição. Nem sempre a intenção é desestabilizar o parceiro, mas é o que acaba acontecendo.

De qualquer forma, saiba o que é e como identificar se você está sofrendo este tipo de abuso no seu relacionamento. Identificar o abuso emocional é um grande passo para sair desta situação. Leia o artigo todo e compartilhe, alguém pode estar precisando destas informações!

O que é o Gaslighting

Primeiro de tudo você precisa entender o que é este tipo de abuso, comum nos relacionamentos. O gaslighting é uma forma de abuso emocional caracterizada pela manipulação psicológica. O objetivo é semear dúvidas em um indivíduo ou grupo, fazendo com que eles questionem a sua percepção, a sua própria sanidade e sua memória.

Isso é feito usando a desorientação, a negação persistente, a mentira e a contradição como forma de desestabilizar e deslegitimar a crença da vítima.

Essa forma lenta e torturante de manipulação vai injetando gradualmente doses de “veneno” através de palavras que se infiltram na mente das vítimas, corroendo qualquer sinal de auto-estima e felicidade existentes no coração delas.

É muito provável que a vítima permaneça no relacionamento abusivo, pois o parceiro acabou com a capacidade da vítima de confiar em suas próprias percepções

Algo importante que você precisa saber: o Gaslighting não se limita a relacionamentos românticos. Pode acontecer em qualquer situação, seja na família, com amigos, colegas de trabalho ou mesmo em grupo, em um contexto político.

Origem do termo

O termo vem de uma peça teatral de 1938 (e de sua adaptação para o cinema em 1944) cujo nome era Gaslight (no Brasil foi traduzido como À Meia-Luz). A história conta sobre um marido que gradualmente manipula a sua esposa para que ela acredite estar mentalmente doente. Dessa forma ele poderá ficar com a fortuna de sua família.

Filme Gaslight completo, da década de 1940. O filme tem pouco mais de uma hora, vale a pena conhecer!

Parte das táticas usadas pelo marido incluem aumentar e diminuir a intensidade das luzes à gás da casa, fazendo-as parecer cintilar. Quando a esposa contava para ele o que acontecia, ele dizia que ela estava imaginando, fazendo-a acreditar que estava perdendo a sanidade.

Identificando o abuso do tipo Gaslighting

Os principais sinais de que você está sofrendo com este tipo de abuso estão listados abaixo. Fique de olho e veja se você se encaixa neles.

1. Você está isolado

O seu parceiro está tomando providências para cortar outras pessoas de sua vida, ou está falando como elas são ruins para você e que elas não pensam em você.

Anúncio
3 Comentários
  1. Felipe Guidini Diz

    Muito triste saber que existem relacionamentos abusivos. As vezes estamos passando por um e não conseguimos perceber, conteúdo muito bom para abrir o olho dessas pessoas que vivem em um relacionamento abusivo e não percebem!!

  2. Gustavo Druzian Diz

    Muito interessante o artigo. Abriu minha mente.

  3. Vinicius Diz

    Bem amaneiro muito obg

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós supomos que você está de acordo com isso, mas você pode sair, se desejar. Aceitar Leia Mais