Andrew Solomon: Depressão, o segredo que compartilhamos

O oposto de depressão não é felicidade, e sim vitalidade, e ela parecia fugir de mim naquele momento”.

Em uma palestra tão eloquente quanto devastadora, o escritor Andrew Solomon nos leva aos cantos mais escuros de sua mente, nos anos em que lutou contra a depressão.

Isso o levou a uma reveladora jornada pelo mundo, entrevistando pessoas com depressão, descobrindo, para sua surpresa, que quanto mais ele falava, mais as pessoas queriam contar suas histórias. (Filmado no TEDxMet.)

O vídeo, apesar de ter 30 minutos, é imperdível! Vale cada segundo para quem tem depressão ou para quem conhece alguém que sofre com essa doença.

Andrew Solomon é autor do livro “O Demônio do Meio-Dia”, onde ele fala incrivelmente sobre a depressão (saiba mais clicando aqui). Aliás, recomendo a leitura!

Excelente palestra sobre depressão. Não perca!

Incrível vídeo motivacional do chef Henrique Fogaça!

Este vídeo não é novo, porém é muito bom. Vale a pena ver cada segundo!

Algumas vezes (ou muitas) a depressão nos faz pensar em desistir, nos faz ver o mundo de outra maneira, mais negativa. Começamos a acreditar no que ela diz e deixamos de acreditar em nós mesmos. Quem tem depressão sabe o quanto é difícil esta luta. Não é só uma questão de querer melhorar, até porquê a depressão não deixa a pessoa querer. Mas palavras, como as deste vídeo, podem ajudar a termos um pouco de força para, pelo menos, começar a combatê-la. E, se não ajudar, também não atrapalha.

Assista também outros vídeos motivacionais do meu canal do YouTube e indique algum que você conheça. Pode colocar um comentário no fim da página, ficarei muito grato! 🙂

Não esqueça de compartilhar com os amigos no Facebook, Twitter ou onde for, energia positiva sempre é bom passar adiante, não concorda?

Vídeo que Mostra Como É A Vida de Alguém com Depressão

Olá! Eu estava buscando mais informações sobre depressão e encontrei mais um vídeo muito bom sobre o assunto. Serve tanto para quem está sofrendo com isso como para quem quer entender mais sobre esta doença. O legal é que o vídeo é gostoso de assistir e bem curtinho. Os vídeos longos e “técnicos” acabam distanciando as pessoas que procuram informações sobre o tema. Vivendo com Depressão é um vídeo bem produzido, curto e nada chato.

Neste vídeo é mostrado como sente-se quem está com a doença. Apesar da autora do vídeo não ter depressão, ela fez uma boa pesquisa sobre o assunto. O trabalho foi desenvolvido a partir de entrevistas que fez com pessoas que sofriam deste problema.

O resultado foi muito bom, a ponto de muitas pessoas acreditarem que ela realmente estava doente. Em outro vídeo ela explica que não sofre de depressão e dá alguns conselhos a quem é ou convive com alguém depressivo.

Espero que gostem do vídeo! Eu já dei meu “joinha” lá no YouTube, se você gostar, recomendo que faça o mesmo. Afinal, para o autor, nada como o reconhecimento do público, não é mesmo? 🙂

Vivendo com Depressão (legenda em português)

Vídeos Sobre a Depressão Feitos Pela OMS – Eu Tinha Um Cachorro Preto

Criados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), estes vídeos que estou colocando abaixo falam sobre a depressão. Diferente de diversos outros vídeos sobre este assunto, estes vídeos são bem didáticos. Isto faz com que todos consigam entender ou pelo menos ter uma ideia do que é a depressão. Os vídeos usam uma linguagem bem acessível e não são nem um pouco chatos. Este é um grande diferencial em relação aos outros, que normalmente são massantes e longos. Falar sobre este assunto já não é fácil, tentar explicar para quem não consegue entender, pior ainda. E pedir para alguém assistir a um vídeo longo e monótono não vai adiantar. A pessoa vai abandoná-lo na metade ou então não vai prestar muita atenção.

É importante entender como “funciona” a depressão

Você pode mostrar estes vídeos para quem sofre com esta doença e para quem precisa compreender como funciona esta doença, por conviver ou conhecer alguém com depressão. Principalmente as pessoas que estão ao redor do deprimido (família, amigos, colegas de trabalho) acabam dando conselhos esdrúxulos para ele. Isso quando não o culpam por estar assim.

É comum os doentes ouvirem coisas como “mas você tem um bom emprego, uma boa família, não tem motivos para estar assim”, ou “é só você sair um pouco! É só fazer atividade física!”. Outros chegam a insinuar que ele está assim por falta de vontade ou por preguiça. Há ainda os que confundem a depressão com tristeza e, se não encontram o enfermo chorando em algum canto, dizem que ele não tem nada ou que está fingindo para obter alguma “vantagem”. São tipos de atitude que acabam piorando a situação, tornando mais árdua a luta contra a depressão. É comum ver isto acontecer, pois a falta de conhecimento sobre o assunto é enorme. Aliás, muita gente se acha especialista no assunto sem nunca ter passado pelo problema nem lido nada a respeito.

Os vídeos do cachorro preto (a depressão)

O primeiro vídeo explica os sintomas de depressão, fala um pouco sobre o que é a doença. O segundo vídeo mostra às pessoas como deve-se tratar quem está com depressão e como ajudar no tratamento e principalmente, o que não deve-se falar. É muito importante divulgar estes vídeos, isto ajudará as pessoas a compreenderem um pouco mais sobre este distúrbio.

Sair da versão mobile