Relacionamento Com Borderlines

Se você se relaciona ou se relacionou com alguém que que tinha a síndrome de borderline deve saber que as coisas não são muito fáceis.

Cuidar de alguém com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) é viver em em uma montanha-russa onde ora é amado e elogiado, ora é abandonado e maltratado.

Ser um borderline (ter TPB) também não é um mar de rosas. Você vive em uma insuportável dor psíquica na maior parte do tempo. Em casos graves, na fronteira entre a realidade e a psicose.

Sua doença distorce suas percepções causando um comportamento antagônico e torna o mundo um lugar muito perigoso. A dor, o terror do abandono e dos sentimentos indesejados podem ser tão grandes que às vezes chega a pensar o suicídio pode parecer uma escolha (obviamente não é!).

Se você gosta de drama, emoção e intensidade, aproveite o passeio, afinal as coisas nunca serão calmas. Após um começo apaixonado e imediato, espere um relacionamento tempestuoso que inclui acusações, raiva, inveja, intimidação, controle e desmembramento devido à insegurança do borderline.

Nada é cinza ou gradual. Para limites, as coisas são preto e branco. Eles têm a personalidade de Jekyll e Hyde (de O Médico e o Monstro) por excelência.

Flutuando dramaticamente entre idealizar e desvalorizar você, eles podem repentinamente e esporadicamente mudar ao longo do dia. Você nunca sabe o que ou quem esperar.

As variações no relacionamento com um borderline

As emoções intensas e instáveis dos borderlines te poem para cima quando eles estão de bom humor e te esmagam quando não estão. Para eles, você é um príncipe ou uma princesa mas, de repente, um canalha ou uma vadia.

Se você discutir com eles, todos os sentimentos ruins deles serão projetados em você. Eles podem ser vingativos e punir você com palavras, silêncio ou outras táticas. Podem ser manipuladores e também muito destrutivos para a sua autoestima.

Ao contrário do Transtorno Bipolar, seu humor muda muito rapidamente, isso faz parte da sua personalidade. Ou seja, o que você vê neles é regra.

Anúncio

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós supomos que você está de acordo com isso, mas você pode sair, se desejar. Aceitar Leia Mais