13 sinais de que a ansiedade pode ser a causa do seu cansaço

Você tem sentido muito cansaço ultimamente e resolve ir ao médico. Ele vai procurar as possíveis causas, tai como uma infecção, alguma doença como o diabetes ou mesmo algo mais simples, como a insônia. Em seguida ele vai tentar levá-lo ao seu estado habitual.

Porém, se você continuar a se sentir exausto ou a se a sua sonolência não vai embora, pode ser um sinal de que o seu cansaço seja causado pela ansiedade.

Se você sofre de ansiedade intensa ou de ataques de pânico, isso pode não ser novidade para você. Afinal, esse tipo de ansiedade pode ser avassaladora, chegando a drenar toda sua energia. Porém, o cansaço crônico também pode surgir nas formas mais leves de ansiedade.

A ansiedade impulsiona nosso sistema nervoso simpático. Ele eleva nossa frequência cardíaca, pressão arterial, aumenta a tensão muscular e libera toxinas que podem causar inflamação em nosso corpo. Tudo isso pode fazer você se sentir mal. Podemos sentir fadiga e mal-estar unicamente por estarmos ansiosos.

Dr. Joshua Klapow, psicólogo clínico americano e professor na Universidade do Alabama

Se você é uma pessoa saudável, mas sente-se exausto o tempo todo, a ansiedade pode ser a explicação. Leia abaixo algumas maneiras de saber a diferença entre o cansaço normal e a fadiga proveniente da ansiedade.

1. O café parece que não ajuda

Se você estivesse lidando com cansaço normal, provavelmente sentiria algum alívio depois de tomar uma ou duas xícaras de café. Mas essa artimanha nem sempre funciona para as pessoas que sofrem com a ansiedade e, em alguns casos, pode até piorar a situação.

Se um pouco de café ou chocolate não está adiantando, é bom investigar o que está acontecendo, não é só cansaço.

2. Você ainda sente-se cansado depois de uma boa noite de sono

Se você dorme pelo menos sete horas por noite e ainda se sente cansado, é provável que alguma outra coisa esteja acontecendo.

Tente dormir de sete a oito horas por algumas noites e, se você não se sentir melhor, está na hora de visitar um médico.

3. Você fica cansado repentinamente antes de um evento social

Se você costuma ficar sonolento antes de um grande evento, fique atento. Para aqueles que sofrem de ansiedade social, estar perto de um grande grupo faz com que sinta como se a sua energia tivesse sido sugada. Você pode sentir isso tanto fisicamente como mentalmente, antes ou depois do evento.

Se o seu cansaço estiver relacionado a eventos, isso pode ser um sinal de ansiedade!

4. Seu estômago está incomodando

A ansiedade muitas vezes anda de mãos dadas com os sintomas físicos, por isso não ignore quaisquer problemas estranhos que possam estar ocorrendo.

Anúncio

Se você está sofrendo de ansiedade, você pode ter outros sintomas como dor de estômago, falta de ar, enxaquecas e palpitações no coração junto com o cansaço que está sentindo.

5. Você está sempre cansado demais

Sentir-se sonolento após um longo dia é uma coisa. Mas se você está sentindo que sua energia está se esvaindo o tempo todo, pode ser devido a você estar em “alerta máximo”, se sentindo ansioso o tempo todo.

Isso cria níveis intensos de cortisol correndo pelo seu corpo. É como se o seu corpo estivesse constantemente preparado para o perigo, o que é muito cansativo.

6. Você não tem muito apetite

A ansiedade pode realmente acabar com o seu apetite. Isso pode criar um ciclo vicioso que aumenta a fadiga que você já sentiu.

Você pode pular refeições por não ter apetite e, com isso, não ter uma nutrição adequada para manter seus níveis de energia elevados.

A ansiedade também pode desidratá-lo, causando sentimentos de fadiga e mal-estar.

7. Você se descreveria como “esgotado”

Há uma grande conexão entre a ansiedade, o cansaço e nossas vidas atarefadas.

Hoje temos coisas simples como causadores de estresse, como telefones tocando e redes sociais nas 24 horas do dia. Ficamos em alerta o tempo todo e não temos tempo de “nos recuperar” da última vez que fomos “chamados”.

8. Você chora o tempo todo

É normal ter um pouco de vontade de chorar quando você está excessivamente cansado.

Mas se o seu cansaço é devido à ansiedade, ele pode se revelar como uma manifestação de uma emoção que não desaparece mesmo que você tenha tido uma boa noite de sono.

É natural ficar excessivamente emocional quando você está ansioso, assim como um pouco deprimido.

9. Você tem uma “névoa cerebral”

Se você se sentir “por fora” de tudo, preste atenção! O sintoma número um que revela que você está sofrendo de ansiedade é a falta de clareza. Além disso, o peso da sua mente falando sem parar para você pode fazer com que você fique desatento e esquecido.

10. Você tem dificuldade para dormir

Quando você está cansado, muitas vezes tudo o que você precisa para se sentir melhor é o simples ato de deitar na cama e dormir profundamente até a manhã seguinte. Mas isso pode parecer quase impossível para pessoas com ansiedade.

Anúncio

É comum que pessoas ansiosas tenham dificuldade em adormecer. Muitas vezes devido à alguma preocupação, ou devido àqueles pensamentos que não saem da cabeça.

11. Você tem dores musculares e articulares

Seus ombros doem o tempo todo? Muitas vezes quem tem ansiedade tensiona seus músculos sem saber e tem dificuldade em relaxar o corpo.

Se sua fadiga é acompanhada de dor ou de tensão no corpo e você não está se exercitando, isso pode ser um sinal de ansiedade.

12. Você acorda muitas vezes durante a noite

Acordar muitas vezes durante a noite, obviamente, contribuirá para sentimentos de fadiga. Mas você já se perguntou por que você continua acordando a toda hora?

Conseguir parar de pensar em assuntos como finanças ou relacionamentos é um grande desafio para o ansioso. Isso pode causar uma noite de sono agitada e cansaço pela manhã.

13. Você está tendo problemas para sair da cama

É normal querer ficar na cama ou querer ficar sozinho quando você está se sentindo cansado. Mas se isso se tornar frequente é um sinal de alerta.

Quando o isolamento parece ser uma boa ideia, talvez os sintomas não venham de apenas uma semana ou de alguns meses “pesados”, mas talvez de anos de esgotamento causado pelo estresse.

Conclusão

Quando você está se sentindo cansado sem “nenhum motivo”, há muitos problemas com a saúde que você precisa investigar. Definitivamente, a ansiedade é uma delas!

Não deixe nunca para depois, procure seu médico. Não espere que a situação se agrave, pode ter consequências muito negativas!

Fontes

Atenção!

O conteúdo deste site tem caráter meramente informativo e não substitui uma consulta a um profissional da saúde.

Procure sempre um médico ou psicólogo.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós supomos que você está de acordo com isso, mas você pode sair, se desejar. Aceitar Leia Mais