O que é antropofobia ou fobia social

A antropofobia, ou fobia social, é um transtorno que você precisa conhecer bem, saber quais são os seus sintomas para, se for o caso, buscar tratamento.

Talvez você já tenha ouvido falar, mas sabe realmente o que é a antropofobia, também conhecida como transtorno de ansiedade social (TAS)? Sabe quais são seus sintomas e quais suas prováveis causas?

Muitas pessoas se sentem nervosas em algumas situações sociais. Conhecer novas pessoas, ir a um encontro, fazer uma apresentação – quase todo mundo já experimentou a ansiedade que essas situações podem provocar.

No entanto, o que caracteriza a antropofobia é um medo acentuado, intenso e persistente de situações sociais. Este medo pode ser diferenciado do medo mais comum que acompanha algumas situações desconfortáveis.

A ansiedade associada ao TAS não apenas interfere nas relações sociais do indivíduo, mas também em suas atividades cotidianas e profissionais.

Veremos neste artigo o que é a fobia social e quais são seus sintomas. Falaremos também sobre algumas das prováveis causas e o que você pode fazer para enfrentar o problema e ter qualidade de vida.

Leia o artigo todo e depois compartilhe! Ajude a espalhar informações sobre estes transtornos que ainda são alvos de preconceitos e que são estigmatizados pela falta de conhecimento das pessoas!

O que é o transtorno de ansiedade social?

O transtorno de ansiedade social (TAS), também conhecido como antropofobia, é um distúrbio caracterizado por um medo persistente e esmagador de situações sociais. É muito mais do que uma simples “timidez”.

antrofobia ou fobia social

Quem tem esse transtorno muitas vezes se preocupa em ser julgado negativamente pelos outros. Pode se sentir observado em situações sociais, o que o deixa ansioso. Isso pode ser debilitante pois até as atividades cotidianas simples podem se tornar um fardo.

Estas situações sociais não são necessariamente um evento especial, pode ser algo simples, como comer em local público ou então falar em público. Como exemplos de atividades que se tornam um problema para quem sofre de fobia social, podemos citar:

  • Conhecer pessoas novas
  • Conversar em grupos ou iniciar uma conversa
  • Falar ao telefone
  • Trabalhar
  • Falar com pessoas que têm autoridade
  • Falar em público
  • Comer ou beber com alguém
  • Fazer compras
  • Usar banheiros públicos
Anúncio
4 Comentários
  1. Vinicius Diz

    Que interessante

  2. Francisco Diz

    Com certeza já tive algumas ansiedades referente a conhecer pessoas novas ou em determinadas ocasiões no trabalho, mas não sabia que existia o TAS. É algo que não deve ser subestimado e que pode atrapalhar muito na vida social de uma pessoa. Muito obrigado pelo conteúdo!

  3. Ricardo junior Diz

    bem interessante nem sabia que existia isso

  4. Gustavo Druzian Diz

    Nossa, não conhecia esta fobia. Interessante.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós supomos que você está de acordo com isso, mas você pode sair, se desejar. Aceitar Leia Mais