4 Sinais de que você está sofrendo de uma depressão oculta

A depressão sempre é vista como um transtorno que deixa as pessoas tristes o tempo todo. Isso nos leva a crer que, se uma pessoa está aparentemente alegre e sorridente, ela não tem depressão.

Porém nada disso é verdade. A depressão não é sinônimo de tristeza. É importante ter consciência disso, principalmente quando sabemos que os casos de depressão aumentaram muito mais do que a maioria das outras doenças no mundo todo.

Como os sintomas muitas vezes passam despercebidos, mesmo para quem sofre com eles, podem existir muitas pessoas que estão realmente precisando de ajuda, mas que ainda não se deram conta disso.

Por isso é importante que você não ignore os sinais de depressão. Não os considere seus inimigos, pois eles podem estar avisando sobre um problema mais profundo. Além dos sintomas clássicos, fique atento para os sintomas típicos de depressão oculta, que serão abordados a seguir.

O que é a depressão sorridente

A depressão sorridente é outra maneira pela qual algumas pessoas podem experimentar um transtorno depressivo. Por dentro eles se sentem quebrados e feridos. Mas do lado de fora? Eles estão sorrindo, ativos, sociais e com alto rendimento.

Agora mesmo você pode estar perto de alguém que está sofrendo horrivelmente, mas, à primeira vista, você nunca saberá. Muitas pessoas nem percebem que estão deprimidas. Eles continuam indo e indo e nunca pedem ajuda.

Na verdade, você sabia que você mesmo pode estar sofrendo de depressão sorridente?

4 fortes sinais de depressão oculta

Obviamente há diversos sintomas de depressão oculta (outro nome da depressão soridente). Porém separamos quatro deles, os que você deve ficar muito atento. Se identificá-los saiba que é um grande indício de que a pessoa sofre de depressão sorridente. Um profissional da saúde deve ser procurado o mais cedo possível.

1. Consumir excessivamente substâncias estimulantes

Os que sofrem com estes transtorno, sem notar, procuram compensar o sentimento de vazio e desinteresse que sentem usando estimulantes químicos ou biológicos para tentar sentirem-se um pouco melhor. Este é um sintoma que deve acender um sinal de alerta.

Estas substâncias não são necessariamente nenhum tipo de droga. Às vezes se trata de álcool, excesso de cafeína ou alimentos açucarados. Isso porque estas três substâncias fornecem estímulos que são entendidos como necessários.

Anúncio

Mas não trata-se de um simples consumo destas substâncias. O que revela que é algo a se prestar atenção é a quantidade e a frequência que estas substâncias são consumidas.

2. Querer ficar na rotina, um sinal de depressão oculta

As pessoas tendem a criar algumas rotinas para tornar suas vidas mais fáceis, principalmente para simplificar as tarefas que por natureza são mais rotineiras. Afinal, se cada dia fosse totalmente diferente dos anteriores, gastaríamos muita energia para constantemente nos adaptarmos.

Isso é algo positivo quando se trata de ações simples que não precisam de uma nova abordagem. Também é normal buscarmos uma certa estabilidade nos aspectos mais importantes de nossas vidas.

Porém, a rotina se torna um problema quando ela é causadora de tédio ou quando faz com que tudo fique estagnado.

Viver com uma rotina que não gera um bem-estar em nossas vidas pode ser um indício de depressão oculta. Outro sinal é quando qualquer alteração na rotina te deixa irritado.

Mas fique de olho se a sua atitude é simplesmente deixar o tempo passar, seja devido à falta de interesse, seja devido à falta de confiança nas mudanças que ocorrem ao seu redor.

3. Sentir-se desconfortável quando está com outras pessoas

Uma característica comum entre as pessoas que sofrem de depressão sorridente é a tendência a ficar sozinhas.

O isolamento sem qualquer propósito real é um forte sinal de que algo não está indo bem com as nossas emoções. Esta situação não é por ser a pessoa introvertida ou tímida, mas porque sentem-se aborrecidas quando tem alguém ao seu lado.

Em geral dão um ar de superficialidade ou artificialidade nas conversas em que se envolvem. Acabam falando somente sobre temas genéricos, não sobre algo que as envolva pessoalmente.

Se alguém tentar saber como está suas vidas, passando da simples polidez, tentarão mudar de assunto.

Estas pessoas dão sinais claros de que não querem se aproximar de ninguém.

Apesar de poderem se mostrar amigáveis e sorridentes, irão colocar uma barreira se alguém tentar conhecê-las mais a fundo.

4. Recorrer a mentiras frequentemente

Não estamos falando de mentiras em geral, mas mentiras sobre questões relacionadas às suas vidas.

Anúncio

Por exemplo, quando perguntados se está acontecendo algo por estarem parecendo desanimados, dizem que estão cansadas. Ou quando alguém pergunta como eles estão, respondem sempre que estão bem, mesmo que isso não seja verdade nem de perto.

É também comum inventarem desculpas quando alguém está planejando algo que os inclui. Isso porque eles tem medo de reuniões sociais ou de fazer algo diferente do que fazem normalmente, mesmo que suas rotinas sejam tediosas.

Podem inclusive inventar coisas sobre o seu fim de semana ou folgas, para não parecer que estão tendo uma vida tediosa.

Tudo que eles querem é esconder o que realmente estão sentindo pois, no fundo, sabem que algo não está bem e não querem que isso seja descoberto.

Outros sinais da depressão sorridente

Além destes sinais, outros sintomas são frequentes. Entre eles podemos citar a mudança nos hábitos alimentares, sensação de abandono e de vazio, dificuldade em dormir, desconforto gastrointestinal e falta de interesse pela maioria das atividades (incluindo aquelas que antes gostava).

Se você desconfia que você mesmo está sofrendo de uma depressão oculta, não deixe de levá-la muito a sério. Talvez pequenas ações terapêuticas ou um tipo breve de terapia sejam suficientes para resolver este problema que não permite que você aproveite a vida em sua plenitude.

Nunca deixe de procurar ajuda profissional o mais rápido que puder. Um médico ou psicólogo irão ajudar muito nessa luta. Aliás, somente eles podem realmente fazer algo por você!

Também é importante ficar de olho se você conhece alguém que apresenta alguns ou muitos desses sintomas de depressão sorridente. Obviamente deve respeitar a privacidade da pessoa, mas pode ser carinhoso e mostrar-se disposto a apoiá-los e a ouvi-los.

Fontes

Atenção!

O conteúdo deste site tem caráter meramente informativo e não substitui uma consulta a um profissional da saúde.

Procure sempre um médico ou psicólogo.

6 Comentários
  1. Gustavo Druzian Diz

    Artigo muito interessante. A depressão é algo muito sério e pode atingir a qualquer um. Temos que ficar atentos.

  2. Marília Diz

    Parabéns pelo artigo! Essa é uma doença invisível e que precisa ser diagnosticada e tratada com muita atenção e apoio de quem está em volta.

  3. Gustavo Diz

    Para mim os sintomas da depressão eram apenas aqueles: Não sair da cama, chorar com facilidade, apatia… Muito esclarecedor o seu artigo. Obrigado por compartilhar.

  4. Vinicius Diz

    Muito maneiro. OBG

  5. Francisco Diz

    A depressão é uma doença que muitas pessoas ignoram mas que deve ser levada a sério. Parabéns pelo conteúdo!

  6. Luh Dantas Diz

    Depressão é algo muito preocupante nos dias atuais. Estou fazendo tratamento com psicóloga por conta de algumas questões pessoais e após um teste, ela me disse que eu estava com um pé na depressão. Bom conhecer estes sintomas de depressão pculta para eu me policiar e se, por acaso apresentar algum deles, conversar com a minha psicóloga. Obrigada pelas informações.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós supomos que você está de acordo com isso, mas você pode sair, se desejar. Aceitar Leia Mais