12 Frases que Você Não Deve Dizer Para Pessoas com Depressão11 min read

É normal querermos ajudar uma pessoa querida que sofre com depressão. Porém, o difícil é saber como fazer isso, não é mesmo?

Frases mal colocadas ou até mesmo frases de incentivo, ditas com a melhor das intenções, podem ser mal interpretadas. Isso porque a depressão faz as pessoas enxergarem tudo de uma forma negativa.

Além disso, sua ânsia de tirar a pessoa do buraco pode fazê-la afundar mais ainda, caso diga algo que a faça acreditar que você não leva sua doença a sério.

Neste artigo você vai encontrar dicas para saber o que não deve falar para alguém nesta situação. Assim você diminui o risco de piorar a situação, ao invés de ajudar.

Como você vê a depressão

A primeira coisa que é preciso entender é que a depressão é uma doença. Apesar de soar um pouco óbvio, as pessoas tendem a esquecer ou ignorar este fato.

Talvez você não saiba, mas a depressão é um transtorno do humor dos mais difundidos. Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 300 milhões de pessoas sofrem com isso atualmente.

Apesar disso, a depressão é cercada por estigmas e preconceitos. Aprendemos a considerar que ela não é nada além de mau humor, cansaço emocional ou uma simples fase de tristeza, quando na verdade não é nada disso.

Portanto, livre-se dos preconceitos e ideias simplistas sobre esta doença. Ela não é uma simples fase pela qual a pessoa está passando. E mais do que isso, saiba que a depressão pode levar ao suicídio, é uma doença muito séria!

Compreenda para ser compreendido

Sim, você precisa compreender o transtorno depressivo maior e como ele faz as pessoas enxergarem o mundo. Assim você terá condições de dizer coisas que realmente tragam algum benefício.

A pessoa deprimida tem uma percepção distorcida da realidade. É como se ela olhasse através de um par de óculos que transforma o mundo em algo sombrio. Ela só enxerga os traços negativos das pessoas.

Além disso, algumas coisas que talvez sejam muito pequenas são vistas como enormes. Isso acontece tanto com problemas como com tarefas que devem ser feitas.

Por este motivo, para o depressivo se torna extremamente penoso tomar algumas atitudes que seriam corriqueiras para os outros.

As emoções negativas são muito fortes e muitas vezes impedem que a pessoa se esforce para sorrir, trabalhar, se cuidar ou pensar positivo. Assim, a maioria das frases para encorajá-las podem acabar fazendo mal ao invés de estimulá-las.

As 12 Frases que não devem ser ditas para alguém deprimido

Bom, vamos ao que te trouxe até aqui. As frases que não devem ser ditas para uma pessoa deprimida.

Certamente você quer ajudar, não é mesmo? Então, para não cometer erros, leia estas 12 frases que você não deve falar para pessoas deprimidas. Certamente ao final do artigo você estará mais preparado para dar apoio a alguém que sofre deste transtorno!

Nunca diga a um depressivo que ele está fazendo uma tempestade em um copo d'água

1. “Não faça uma tempestade num copo d’água”

Esta é uma frase muito comum, e não deve evitá-la somente para os depressivos.

Lembre que o que você considera apenas uma besteira pode não ser para a pessoa deprimida (ou para qualquer pessoa). Então, ao tentar lançar uma luz positiva sobre a situação, você pode estar desprezando suas crenças e seu sofrimento.

Por isso, tente colocar-se no lugar da pessoa antes de falar coisas assim. Além disso, lembre-se que uma pessoa quando está ansiosa é como alguém que olha pelo lado errado do telescópio, ou seja, vê tudo muito aumentado.

O que você pode fazer é incentivá-la lembrando como ela já lidou muito bem com outros problemas antes.

2. “Fique calmo!”

O problema com a depressão é que aqueles que sofrem com ela não conseguem controlar sua condição emocional. Eles se acalmariam se pudessem, você não acha?

Então, em vez de palavras de encorajamento clichês que podem ter um efeito oposto, use as palavras que soem como um convite: “Que tal se fossemos caminhar no parque?”, “E se fizéssemos meditação juntos?”, etc.

Um passatempo relaxante também pode ajudar a pessoa quando ela estiver triste, pense nisso!

3. “Livre-se disso”

Não é medo ou fobia, mas uma doença mental a superar. Assim, as chamadas para lidar com isso ou tentativas de ousar podem fazer com que a pessoa piore da depressão em vez de vencê-la.

Ao invés disso, diga frases empáticas, como “eu sinto muito por você se sentir mal”. Elas demonstram compreensão e ajudam as pessoas deprimidas a se acalmarem e relaxarem um pouco.

4. “Tudo vai ficar bem”

Como já foi dito, frases clichê nunca têm um efeito significativo. Por quê? Porque ninguém bota fé nelas.

A reação pode ser algo como “Aham, tá bom…” ou ” Quem disse?”. É por isso que sua tentativa de transmitir confiança injustificada para uma pessoa deprimida talvez até funcione por um tempo, mas desaparecerá quando ela perceber que não há qualquer prova de que isto vai acontecer.

É um tipo de frase vazia, a não ser que tenha um complemento (“tudo vai ficar bem porque estarei ao seu lado para ajuda-la”).

Ou seja, não use declarações genéricas. Permita que a pessoa aceite sua preocupação ao invés de afastá-la com frases assim.

Foto de um homem que conforta uma mulher com depressão

Dizer algo como “tudo vai ficar bem” deve ser evitado, pois pode soar como “não estou dando importância para o seu problema”.

5. “Eu também estou deprimido. O que vamos fazer?”

Esta é outra frase usada para convencer uma pessoa deprimida de que ela não é a única que se sente mal. Mesmo que seja verdade, não se concentre nisso!

Primeiro que você já deve saber que o mau humor é contagioso. Sendo assim, quando passamos algum tempo com pessoas tristes, também começamos a nos sentir assim.

Portanto, dizendo essas palavras de encorajamento para uma pessoa nestas condições você corre o risco de criar uma alimentação cruzada de emoções negativas. É como se você estivesse saltando de paraquedas com um amigo e falasse para ele “o meu também não abriu”.

Não aumente o sofrimento de vocês. Ao invés disso, tente desviar o foco: convide um amigo para assistir a filmes, praticar yôga ou mesmo fazer aula de artesanato!

6. “Tem gente em situação muito pior que a sua”

A depressão do seu ente querido não desaparece porque está acontecendo uma guerra, existe fome ou epidemia em algum lugar do mundo. Não há conexão alguma entre estes problemas.

Portanto, palavras de encorajamento semelhantes podem piorar as coisas e aumentar o sentimento de culpa. A pessoa já não se sente bem por não conseguir fazer as coisas, dizendo isso ela vai sentir-se pior ainda!

É o mesmo que dizer “o que você tem não é nada” ou fazer parecer que a doença dela é fingimento.

7. “Você é assim, aceite isso”

Achar que é o “jeito” da pessoa, que isso faz parte da personalidade dela, é algo muito comum (e é um erro).

E também são grandes as chances de que a pessoa já tenha aceitado que o que tem. Ela pode estar com medo de procurar um terapeuta, mas ela talvez já tenha tentado “medicamentos” como álcool ou conversas de coração aberto.

Nem preciso dizer que estas palavras de encorajamento não agregam nada. Ao contrário, só mostra para a pessoa que você não está muito preocupado em entender o que ela tem.

Em vez disso, faça com que o deprimido saiba que você é alguém que realmente se importa. Deborah Serani, autora de Living with Depression, recomenda dizer algo como “estarei sempre aqui para ajudá-lo” ou “avise-me quando precisar conversar”.

8. “Você precisa sair!” ou “Por que você não pratica algum esporte?”

Sim, esportes podem ajudar. Mas não se esqueça que para as pessoas que sofrem de depressão é difícil (fisicamente!) sair do sofá. Isso para não falar de ações mais ativas!

Sugerir momentos divertidos, novos estilos de vida ou hábitos não ajuda, a menos que você esteja preparado para acompanhar a pessoa nisso. E neste caso, talvez tenha que buscá-la para ela conseguir te acompanhar.

Então, não seja tão invasivo. Incentive a pessoa a dar pequenos passos todos os dias: pergunte se você pode fazer algo para ajudá-la ou simplesmente ligue para para lembrá-la o que dever fazer hoje.

Mas atenção, cuidado para não dar um tom de cobrança! Isso só faria a pessoa se afastar de você.

9. “Você é forte, vai conseguir sair dessa”

Estas palavras de encorajamento soam como uma tentativa de lavar as mãos e escapar da pessoa deprimida.

Sim, você meio que ajuda, mas o define como uma pessoa forte, meio que dizendo: “Faça sozinho!” ou “Se vire!”. O deprimido pode sentir que sua vida e seus problemas não significam nada para você.

No entanto, a pessoa precisam de ajuda de fato. Então, apenas ofereça isso! Até mesmo oferecer-se para ouvi-la já pode ser reconfortante o suficiente para encorajá-la.

10. “Pare de sentir pena de si mesmo!”

Ou: “Todo mundo tem problemas.”

Ao dizer isso, você sugere que seu amigo deprimido tem uma personalidade fraca, o que faz com que se sinta infeliz.

Comparações com os outros nunca funcionam, você sabe disso. Uma resposta mais útil seria ouvir seus problemas e dizer que você entende-o.

Além disso, incentive seu amigo deprimido a procurar ajuda de um profissional. Até mesmo ofereça-se para ir com ele na primeira consulta, nem que seja para esperá-lo na recepção! Isso pode encorajá-lo.

11. “Isso é falta de Deus”

Principalmente num país com forte influência religiosa, é comum as pessoas dizerem isto ou frases parecidas. Falar isso não vai fazer a pessoa buscar a religião, ao contrário, vai ficar furioso.

Entenda, a pessoa que sofre de depressão tem uma doença e isso deve ser respeitado! Informe-se melhor sobre este mal para ajudá-la.

Em alguns casos a fé ou a busca por uma religião podem confortar ou mesmo ajudar, mas isso depende de cada pessoa e tem que ser uma escolha pessoal. Tentar forçá-la ou convencê-la desta forma só vai piorar a situação, pois você está afirmando, de certa forma, que ela está assim porque mereceu.

É como falar para alguém com câncer que a falta de fé dele levou a isso. Ou seja, não ajuda e faz a pessoa ficar muito chateada.

Se você é uma pessoa religiosa e quer realmente ajudar, ore pela pessoa. Porém, jamais diga que é “falta de Deus”, “falta de oração” ou qualquer frase neste sentido.

Ilustração de uma mulher doente deitada no sofá

A depressão é uma doença, não é preguiça. Jamais fale isso para alguém com depressão!

12. “Pare de preguiça”

Esta eu deixei por último porque é muito mais comum do que você possa imaginar. Mesmo quando as pessoas não falam isso para o deprimido, acabam fala da pessoa para os outros.

Entenda: a depressão é uma doença que debilita muito e a pessoa não escolheu sofrer deste distúrbio. Como doença, precisa ser tratada. A pessoa precisa de ajuda, não de críticas. Afinal, isso que só irá piorar as coisa.

A depressão impede a pessoa de fazer muitas coisas que ela gostaria de fazer. Não é preguiça, a pessoa simplesmente não consegue fazer! Compreenda isso!

Falar uma frase deste tipo além de ofender, afasta a pessoa e pode deixá-la muito mal. Sei que é difícil ver a pessoa deste jeito, mas ela precisa de ajuda, não de lição de moral. Ela não vai curar por ouvir coisas deste tipo.

Resumindo

Seu amigo deprimido se sente como a pessoa mais solitária do mundo, e as últimas palavras de encorajamento que quer ouvir de você é “anime-se”, “a felicidade é uma escolha”, ou “tudo vai ficar bem”. Até porque as coisas não estão indo bem!

Ao contrário disso, aprenda sobre a depressão e seus sintomas, incentive a pessoa a procurar tratamento, forneça apoio incondicional, nunca critique ou dê a impressão de que é culpa dele. Direcione-os para o caminho mais apropriado.

As palavras são uma arma poderosa, portanto, escolha-as sabiamente ao falar com uma pessoa deprimida. Você pode fazer uma real diferença para a o ente querido.

 

https://www.today.com/health/what-say-not-say-someone-who-depressed-t52066

https://www.learning-mind.com/words-of-encouragement-depressed/

12 Frases que Você Não Deve Dizer Para Pessoas com Depressão11 min read
5 (100%) 4 votes

Deixe um comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.