Medo de ficar sozinho, até que ponto é normal?

O ser humano é um ser social, precisa de outras pessoas ao redor para sentir-se realizado. Muitas de nossas habilidades estão ligadas a outras pessoas, não há como fugir disso.

Os laços que desenvolvemos com outras pessoas enriquecem nossa vida, nos nutrem e são necessários para nosso bem-estar.

Por estes motivos o medo de ficar sozinho é inerente aos humanos. No entanto, isso pode ser um problema se você não puder levar uma vida normal sem ter pessoas ao seu redor.

Independente se esse medo surgiu depois que você se mudou para um país diferente ou depois que o seu parceiro te deixou, se isso chegou ao ponto de sufocá-lo, as coisas não estão bem.

Falaremos mais sobre isso neste artigo. Descubra se o seu medo é normal ou se é algo pelo que você deve se preocupar.

O que significa ter medo de estar sozinho?

O medo de ficar sozinho surge da crença de que você não pode fazer algumas coisas onde é necessário que você fique sozinho. Este medo pode ser tão intenso a ponto de você não conseguir nem se cuidar.

Uma forma deste medo se manifestar é você buscar desesperadamente a companhia de alguém sempre que se encontrar sozinho. Alguns especialistas chamam isso de autofobia (ou “medo de si mesmo”).

Geralmente o medo de estar sozinho é associado a agentes externos. Por exemplo, nos adultos este medo pode andar de mãos dadas com a perda de um ente querido. Ou então pode se manifestar em casos de uma separação sentimental.

Em crianças, alguns especialistas associam este medo à separação. Isso pode se manifestar, por exemplo, quando a criança não consegue compreender que seus cuidadores não vão simplesmente sair e abandoná-los, mas simplesmente sairão por um curto período de tempo.

Definição de autofobia

Primeiramente você precisa entender que o medo de ficar sozinho, a autofobia, não é o mesmo que sentir-se sozinho.

Anúncio

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós supomos que você está de acordo com isso, mas você pode sair, se desejar. Aceitar Leia Mais