Como ajudar alguém com depressão – 9 super dicas!8 min read

Se você procura saber como ajudar alguém com depressão provavelmente já percebeu que isso é um tanto quanto difícil.

Já deve ter se perguntado o que deve fazer, o que falar e, talvez, o que não deve falar para quem está lutando contra esta doença. Realmente não é uma tarefa fácil!

As pessoas que sofrem de depressão dizem que os sentimentos de desespero e desesperança nunca poderão ser verdadeiramente compreendidos por aqueles que nunca a experimentaram. Mas há maneiras de ajudar nossos amigos e entes queridos mesmo assim.

O primeiro passo é entender que a depressão não escolhe suas vítimas. Jovens e idosos, homens e mulheres, ricos e pobres, até mesmo aquelas pessoas que aparentemente têm tudo, todos podem sofrer com a complexa doença que é a depressão. E esta doença torna todos os aspectos de suas vidas muito difíceis.

Enquanto a maioria das doenças mentais é bastante rara, a depressão maior é extremamente comum. E tão comum quanto este transtorno é o estigma em torno dele, que persiste mesmo com as pessoas tendo cada vez mais informações sobre o assunto.

Neste artigo trago algumas pequenas dicas sobre como ajudar uma pessoa com depressão. Certamente serão de grande valia. Leia todas com bastante atenção!

O que não dizer para alguém com depressão

Apesar de não ser o objetivo deste texto focar no que não dizer, é importante você saber um pouco sobre isso. Não tem nada pior do que algumas palavras ou frases de encorajamento, como “tem gente em situação pior que você” ou “você tem tudo para ser feliz”. Elas só pioram e deixam o depressivo irritado.

É importante você entender que ele não está nesta situação porque quer. Pelo contrário, a pessoa com depressão já sofre muito, não jogue na cara dela frases que deem a entender que ela escolheu ter depressão.

O depressivo sabe que precisa sair, que precisa se exercitar e muitas outras coisas, mas ele não consegue. Então, falar coisas deste tipo podem fazê-lo sentir-se ainda pior, pois você estará lembrando-o do que ele deveria fazer e não faz.

Saber como ajudar uma pessoa depressiva é importante para não ter o efeito contrário do desejado. Procure informar-se antes de tentar ajudar, assim evita de fazer o oposto: afastar a pessoa.

Leia o artigo sobre o que não falar para uma pessoa com depressão, neste blog. Tão importante quanto saber o que fazer é saber o que não fazer!

O que fazer para ajudar uma pessoa com depressão

É importante saber como tratar uma pessoa com depressão, principalmente se esta pessoa é alguém muito próximo.

Se você tem um desejo sincero de ajudar, se quer mesmo que esta pessoa vença a depressão, veja abaixo as dicas sobre o que falar e fazer para que isto aconteça.

1. Diga algo como “Estou ao seu lado”

Isto é fundamental! Garantir a alguém com depressão que você vai estar lá pela pessoa ajuda a aliviar a carga. Um dos maiores medos das pessoas que sofrem de um transtorno mental é ser abandonado. Eles estão constantemente com medo de que as pessoas que amam se cansem de sua condição e as deixem.

Porém certifique-se de encontrar uma maneira de não falar “Estou aqui por você” somente da boca para fora. Você deve demonstrar também. Visite a pessoa de forma consistente ou pelo menos entre em contato por telefone ou Whatsapp com certa frequência.

Além disso, sempre verifique se a pessoa está com dificuldades. Ofereça-se para ajudá-lo em tarefas como encontrar um psicólogo, psiquiatra ou qualquer outro tipo de suporte.

Para o indivíduo deprimido, saber que alguém está realmente ao seu lado é algo que realmente faz a diferença.

2. Chame para fazer algo

Pessoas com depressão podem ter episódios de overthinking (ficar “ruminando” um pensamento sobre eventos negativos ou agoniando-se sobre como algumas situações específicas poderiam ter acontecido de outra forma). Estes episódios podem agravar a depressão.

Fazer com que a pessoa se distraia um pouco pode ajudá-la a sair deste padrão de pensamento negativo.

Muito mais efetivo que dizer para a pessoa que ela precisa sair um pouco é convidá-la. Diga “vamos fazer um passeio”, “vamos caminhar”, “vamos fazer algo juntos”.

Além de distrair a pessoa, ela pode surpreender-se com o quanto se sente bem depois de fazer algo com alguém.

3. Explique que você não entende a doença

Afirmar que você não entende a doença, mas que sabe que ela é real e muitas vezes difícil de controlar pode trazer benefícios para você e para o deprimido.

Explique que você realmente quer conhecer mais sobre a depressão. Isso pode ser o começo de uma conversa, permitindo que ele fale sem medo de você julgá-lo.

Pessoa preparando comida saudável para alguém com depressão

4. Prepare refeições saudáveis

Se você realmente quer ajudar alguém com depressão, prepare uma refeição saudável para a pessoa. A diminuição da motivação e da energia muitas vezes tornam difícil para a pessoa preparar sua refeição.

Para o deprimido é muito mais fácil pedir algo pronto, como uma pizza, ou então não comer nada do que passar um grande tempo na cozinha preparando algo.

Uma ideia seria você preparar um pouco mais do que o normal para que possa compartilhar com o depressivo. Isso pode ajudá-lo a manter-se nutrido para combater a doença.

5. Demonstrar que acredita na pessoa

É comum que entes queridos e amigos se recusem a reconhecer que a depressão é uma doença e que ela é real. Quando a condição do deprimido é minimizada, a depressão pode se tornar ainda mais difícil de lidar. É importante para ele saber que você acredita na doença e que ele não é “louco”, muito menos está fingindo ou inventando algo.

Entenda, viver com depressão já é horrível por si só. Viver com alguém que não acredita em você é muito pior!

6. Ajude a substituir o negativo pelo positivo

A depressão é uma doença que nos diz coisas terríveis através de pensamentos negativos automáticos. Isso nos faz acreditar em coisas como “sou feio”, “ninguém me ama”, “sou uma pessoa horrível” ou “nada que faço dá certo”. Isso faz parte da doença.

Para muitos é comum ter dificuldade em saber como lidar com uma pessoa depressiva justamente por esta visão negativa de tudo.

Procure não contradizer apenas falando que isso não é como a pessoa está dizendo. Ao contrário, procure mostrar como a pessoa é bonita, como ela não é horrível, que ela é amada ou que ela sabe fazer as coisas direito.

Sutileza é fundamental!

Substituir a visão negativa por uma positiva ajuda a construir uma resolução para combater esta doença terrível. Mas nada de falar coisas como “não seja tão negativo”, seja sutil.

Também não interrompa-a quando estiver se queixando de algo ou tendo pensamentos pessimistas. Tente aos poucos mudar o rumo da conversa sem que fique claro o que está fazendo.

Interrompê-la ou mudar de assunto drasticamente pode dar a impressão de que você não dá valor para o que ela fala. Lembre-se, a pessoa precisa saber que você realmente se importa com ela.

7. Faça-a rir

Sabe aquela frase “o riso é o melhor remédio”? Então… é verdade!

Contar piadas traz dois benefícios para quem tem depressão. Primeiramente o riso vai distrai-lo, fazendo-o pensar em aspectos engraçados ou alegres da vida.

Além disso, o riso eleva o humor alterando algumas substâncias químicas no corpo. Contar piadas ou lembrar de situações engraçadas pode ser um jeito muito eficaz de se conectar com quem sofre do transtorno depressivo maior.

A figura mostra duas pessoas se abraçando e a frase "um abraço sincero sempre ajuda!"

9. Abraços

Para quem quer saber como ajudar um amigo depressivo, esta é uma ótima dica: um abraço caloroso é uma das (melhores) maneiras de fazer isso.

Mas esteja ciente de que nem todo mundo gosta de ser abraçado! Portanto, tenha certeza de conhecer os limites da pessoa.

Um abraço pode ajudar a liberação das emoções reprimidas. Os abraços também mostram às pessoas que você não tem medo de se aproximar e compartilhar o conforto. Este pensamento, sozinho, ajuda aqueles que sofrem de depressão a realmente entenderem que não estão sozinhos em sua jornada.

Se a pessoa aceitar um abraço, forneça essa interação humana simples, mas poderosa!

Considerações finais

Apesar de todas estas dicas valiosas, você também pode procurar um terapeuta para se aconselhar melhor sobre o assunto. Saber como lidar com uma pessoa depressiva não é algo simples e fácil. Você precisa não só falar, mas demonstrar que está realmente disposto a ajudar, e sem julgamentos.

Procure se informar bastante sobre esta doença e entenda que muitas vezes é a doença que estará falando pela pessoa.

E o mais importante: lembre-se que ajuda profissional é imprescindível. Somente um médico ou psicólogo poderão diagnosticar e orientar da melhor forma.

FONTES

https://www.learning-mind.com/how-to-help-someone-with-depression/

https://www.today.com/health/what-say-not-say-someone-who-depressed-t52066

https://metro.co.uk/2017/03/13/we-need-to-stop-telling-people-to-go-for-a-run-to-fix-their-depression-6505875/

Como ajudar alguém com depressão – 9 super dicas!8 min read
Avalie este artigo!

Deixe um comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.