Seu filho sofre bullying? Saiba como descobrir e ajudar!

Seu filho está sofrendo bullying na escola, no bairro ou no seu condomínio?

Você sabia que vítimas de bullying na infância podem ter problemas de depressão e ansiedade quando forem adultos?

O assunto é tão importante que nos Estados Unidos existe uma organização governamental ligada ao ministério da saúde americano, que tem como única responsabilidade tratar do assunto. Caso tenha curiosidade, pode visitar o site Stop Bullying.

Neste artigo você vai aprender a identificar se seu filho sofre bullying e vai saber o que poderá fazer para ajudá-lo.

O que é o bullying?

O bullying pode ser definido como um comportamento agressivo entre crianças em idade escolar que envolve um desequilíbrio de poder real ou aparente. São agressões repetitivas que ocorrem ou que tem potencial para ocorrer de forma sistemática. É importante frisar que nem sempre a agressão física é utilizada.

Estima-se que quase um terço das crianças em idade escolar tenham sido vítimas de bullying, que também pode ser chamado de assédio. Também foi levantado que 70% das crianças dizem que testemunharam o bullying nas suas escolas.

As crianças que sofrem assédio, durante um longo período de tempo, correm maior risco de problemas com comportamento, humor, desempenho escolar e relações familiares ou sociais.

Sinais de que seu filho está sendo vítima de bullying

É comum as crianças, principalmente os adolescentes, fazerem brincadeiras de mal gosto com os colegas. Normalmente eles chamam isso de “zoação”. Porém muitas vezes ultrapassam o limite da brincadeira e vira o que conhecemos como bullying.

Adolescentes importunando outro adolescente que está sentado numa poltrona. Estão jogando água e outros objetos nele. Esta imagem representa um adolescente sofrendo bullying.
Muitas vezes os adolescentes não entendem o limite entre uma brincadeira e o bullying.

Muitas vezes os adolescentes não entendem o limite entre uma brincadeira e o bullying.

A fronteira que separa a brincadeira do bullying é muito tênue, por isso é bom prestar atenção no seu filho. Assim poderá saber se ele está apresentando sinais de que está sendo vítima de bullying na escola, no bairro ou condomínio.

Anúncio
14 Comentários
  1. Andresa Diz

    Muito boas as dicas. Atualmente temos mesmo que tomar conta para que isso não ocorra com nossos filhos.

  2. Will Diz

    Eu já sofri muito bullyng na infância, a preocupação é forte com meu fiho, que está entrando nessa fase. Alem de saber receber ele não pode fazer bullying com as pessoas.

  3. Elvio Diz

    Muitas vezes brincamos, pois parece que tudo hoje em dia é bullying, mas o assunto é sério e cada caso deve ser tratado nas devidas proporções.

  4. Luh Diz

    Tenho um filho em idade escolar e este artigo veio em boa hora. Ficarei atenta aos sinais para saber se ele está sofrendo bullying.

  5. Talita Diz

    Isso é assunto sério e merece atenção especial. Ótimo texto!

  6. Sâmya Nunes Borges Silva Diz

    Nossa, ricas dicas. Vou compartilhar agora para informar mais pessoas. Muito obrigada

  7. lucas vinhal Diz

    Eu procuro sempre estar junto a minha filha e prestar atenção. Tudo aqui em casa resolvemos na base da conversa, mostrando os pontos e escutando o que ela tem a dizer.

  8. Paulo Diz

    E bom ficar de olho e sempre acompanhar melhor nossos filhos. Na minha época eu sentava o braço, e se não aguentava na mão era pau e pedra, mas hoje as coisas estão diferentes e temos que observar melhor.

  9. David Diz

    Ótimo artigo! Parabens!

  10. rodrigo Diz

    temos que tomar cuidado mesmo, isso vem virando rotina ans escolas

  11. YON Diz

    Muito bom o artigo, esclareceu minhas dúvidas!

  12. Mayara Figueredo Diz

    Excelente post, esse assunto é muito importante.

  13. Júnior lenny Diz

    Exclente dica. Obrigado pelo artigo. parabéns..

  14. Maiara Diz

    Complicado demais educar filhos nos dias de hoje, pois a internet disponibiliza uma infinidade de informações, eu utilizo este programa https://apinc.com.br
    para monitorar o que o meu filho faz na internet

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós supomos que você está de acordo com isso, mas você pode sair, se desejar. Aceitar Leia Mais