Pular para o conteúdo

10 coisas que pessoas com depressão querem que você saiba

Foto de um homem com as mãos no rosto, indicando que está triste.

Algumas vezes é difícil para as pessoas entenderem porque alguém sofre de depressão. Mais difícil ainda é alguém que sofre desta doença explicar isso para quem não a conhece. Pior, muitos não a conhecem, mas acreditam que sim!

Este artigo foi escrito para que você saiba o que as pessoas com depressão gostariam de explicar, mas muitas vezes não conseguem.

Leia tudo atentamente, você precisa saber mais sobre este transtorno mental, que é o mais comum do mundo, mas também um dos mais estigmatizados. E não deixe de compartilhar, é preciso fazer com que as pessoas entendam mais sobre este transtorno!

1. Não há como alguém simplesmente deixar de ter depressão

Talvez para alguns isso seja frustrante de ouvir, mas é algo que você precisa entender. Ninguém pode simplesmente sair da depressão – é impossível. Não há como, de repente, decidir que não quer mais estar assim.

Ter depressão é como se alguém estivesse se afogando. Não importa o que a pessoa faça, isso a domina e não há o que você possa fazer! A pessoa pode até lutar para sair desta situação, mas nem sempre conseguirá sozinha.

É uma batalha constante e cansativa. É muito desgastante, principalmente quando as pessoas acreditam que o depressivo está assim porque quer.

2. Nem sempre existe uma razão para alguém sentir-se deprimido

Isso é algo bem difícil das pessoas entenderem. Para quem nunca teve depressão talvez seja mais simples supor que isso é causado por um evento que aconteceu na vida da pessoa.

Sim, a depressão pode ser desencadeada por eventos da vida, como o luto ou a perda do emprego. No entanto, nem sempre há uma razão para que alguém esteja deprimido!

A depressão é uma doença e pode afetar qualquer pessoa!

3. Ter depressão e estar triste não são a mesma coisa

Depressão e tristeza são coisas diferentes. A tristeza é uma emoção normal. Se algo de ruim acontecer, você pode se sentir triste, mas a tristeza passará depois de alguns dias.

Já a depressão é uma tristeza persistente – pode durar semanas, meses ou até anos. Pode afetá-lo de várias maneiras, como mudar sua personalidade, interesses e a maneira como você vê o futuro.

Além disso, nem sempre o depressivo vai aparentar tristeza. A depressão causa a perda da vitalidade, a falta de interesse pelas coisas. Então, não espere que uma pessoa com depressão esteja necessariamente triste.

Publicidade

4. A pessoa deprimida não quer te magoar

Para os amigos e familiares é difícil ver alguém que eles amam sofrer de depressão. Também é difícil saber como ajudar e o que fazer (ou o que não fazer e não dizer para alguém com depressão). A depressão é uma doença muito egoísta e muitas vezes o depressivo afasta as pessoas para protegê-las.

Com a depressão, há sentimentos de culpa e o medo de decepcionar as pessoas. Algumas vezes o depressivo pode falar coisas horríveis, que na verdade não quer dizer.

Pode ser difícil amar e cuidar de alguém com depressão, mas ficar ao lado da pessoa e mostrar-lhe amor e carinho incondicional é uma das melhores coisas que você pode fazer.

5. Depressão não é uma escolha

Ninguém escolhe ficar deprimido! A depressão pode afetar várias coisas na vida da pessoa, como relacionamentos, sexo, trabalho e estudo. Se a pessoa pudesse escolher, certamente não ficaria assim!

O depressivo não pode fazer nada para impedir que isso aconteça com eles.

Ninguém é fraco porque tem depressão.

Foto de uma mulher sorrindo, segurando um balão amarelo com uma cara sorridente.
Pessoas com depressão nem sempre estão o tempo todo tristes.

6. Depressivos podem ter dias bons

O depressivo não terá só dias ruins. Ele ainda pode ter dias melhores, menos difíceis. Também podem ter dias que sentem-se bem e que são capazes de fazer as coisas.

O que acontece é que o humor flutua bastante e, nos dias bons, podem sentir que estão no controle e que podem conseguir fazer algo, mesmo que seja sair com um amigo para um café. A depressão é uma mistura de dias bons e ruins.

7. O depressivo pode se sentir um fardo muito pesado

A depressão pode fazer com que o depressivo sinta-se um inconveniente para os outros. Isso leva-o a sentir-se isolado e achar difícil falar com os outros.

Às vezes pode sentir-se um fardo muito pesado para os outros. Quando sente-se mal, talvez evite outras pessoas (principalmente a família e os amigos) para esconder como ele está se sentido.

Neste momento, amigos e familiares precisam ser compreensivos e tranquilizar seus entes queridos, falando que eles não são um fardo.

Falar para o depressivo que você está disposto a conversar sobre o que ele está sentindo pode transmitir uma sensação de segurança e apoio, que é muito importante.

8. Coisas pequenas para você podem ser grandes conquistas para o depressivo

É muito importante para o depressivo ter e atingir metas que ele mesmo estabeleceu. Isso deixa-o orgulhoso.

Publicidade

Em geral as pessoas tem como objetivo coisas como conseguir um emprego, obter uma promoção, tirar notas altas. Para o depressivo as conquistas podem ser muito menores, como sair da cama, conseguir tomar um banho, conversar com alguém sobre seus sentimentos ou pequenas coisas do dia a dia.

Tenha orgulho dele quando atingir esses objetivos. Essas conquistas os aproximam da recuperação e algum dia serão capazes de alcançar coisas maiores. Porém, por enquanto, é colocar um pé na frente do outro. Conseguir essas pequenas coisas é importante para sentirem essa sensação de realização. Incentive-o!

9. O depressivo é grato pelas suas palavras gentis e por você tentar ajudá-lo

Pode ser difícil saber o que dizer e o que fazer para ajudar uma pessoa com depressão. Às vezes, oferecer algumas palavras gentis pode ser útil. Talvez a pessoa não demonstre que gostou, mas isso aconteceu!

Pode ser difícil para o depressivo mostrar sentimentos de gratidão, mas a bondade demonstrada realmente significa muito para ele.

10. O depressivo está tentando fazer de tudo para sair da depressão

A depressão precisa ser trabalhada pelo depressivo. Ela não é algo que acontece de uma vez. Ele não pode simplesmente ignorar a depressão, ela precisa ser tratada adequadamente por um profissional da área.

Se ele precisar fazer terapia e/ou usar medicação como forma de tratamento, fique ao lado dele. Não é feio oferecer ajuda! A depressão pode fazê-lo sentir-se isolado e solitário. Ter alguém ao lado pode fazê-lo sentir-se menos sozinho.

O que o depressivo mais quer é sair da depressão. Ele está lutando para conseguir isso, não ache que ele não faz a parte dele. Apenas fique ao seu lado, isso fará grande diferença para ele!

Atenção!

O conteúdo deste site tem caráter meramente informativo e não substitui uma consulta a um profissional da saúde.

Procure sempre um médico ou psicólogo.

5 comentários em “10 coisas que pessoas com depressão querem que você saiba”

  1. Eu sou exatamente assim,e luto contra isso a mais de 20 anos. Tenho 44 anos,e sou uma pessoa bastante frustrada, procrastinação,não consigo estudar,nem trabalhar direito,tudo que começo não consigo terminar,me sinto completamente burra,sem capacidade,perco o foco ou interesse muito rápido justamente por me sentir incapaz de aprender,ou executar algo.
    E horrível isso,não aguento mais isso.
    Tomo medicação, faço terapia e nada resolve.

    Preciso de um milagre na minha vida.

    1. Faço das suas palavras as minhas, acrescentando q meus relacionamentos não duram por mt tempo, as pessoas somem da minha vida como se eu fosse algo nocivo, isso junto aos sintomas me destroem a cada instante .
      Nem terapias, nem remédios , nem minhas próprias buscas me ajudam a mudar essa situação.

  2. Cada palavra q eu li, foi uma lágrima q caiu. Realmente é assim q acontece c uma pessoa depressiva, é um sofrimento inexplicável.
    Sou grata por essa ajuda !!

  3. Para nós leigos com sintomas de depressao
    É MUITO útil obter informações e interagir com profissionais da área…
    Como obter AJUDA?
    Preciso MUITO…
    Obrigado

    1. Olá Dimas!

      Não somos profissionais da área, apenas pesquisamos sobre os assuntos em vários lugares e tentamos explicar de uma forma que todos entendam. Afinal, geralmente encontramos apenas artigos muito técnicos. Buscamos ajudar quem precisa dando um pouco de informação e incentivando a buscar um tratamento adequado, aí sim, com profissionais da área.
      É importantíssimo ter acompanhamento do psiquiatra E (não ou!) fazer terapia com um psicólogo. Uma coisa complementa a outra.
      Lembre que você tem que falar tudo para o médico, como está indo, se os remédios estão trazendo algum desconforto ou efeito indesejado, sensações como tontura, sonolência ou qualquer outra que não tinha antes. Enfim, tudo mesmo, por mais que pareça algo bobo.
      Como sabemos que é importante conversar com alguém, criamos um grupo no whatsapp, direcionado a quem quer falar sobre o assunto com outras pessoas que entendem o que está sentindo. Dê uma olhada no artigo que fala sobre isso aqui no blog: Grupos de apoio na era digital.

      Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *