Hoje vou falar um pouco sobre os milhares de grupos que encontramos na internet e que falam sobre depressão. Mais especificamente os que são mais comuns, ou seja, os do Facebook e do WhatsApp.

Quem tem depressão sabe o quanto é importante ter apoio de outras pessoas. Nem sempre as pessoas mais próximas compreendem o que é a depressão e seus efeitos. E por pura ignorância (no bom sentido da palavra) acabam não só não acolhendo como também dizendo coisas que pioram o quadro do deprimido (veja o segundo vídeo da OMS sobre o que não falar para alguém com depressão).

Há também pessoas que estão vivendo longe da família e que não tem amigos íntimos o suficiente para pedir ajuda. Não poder desabafar ou mesmo contar com alguém ao seu lado nas piores fases da depressão dificulta muito o processo de superação. Sabendo disto, algumas pessoas criaram grupos para trocar ideias sobre o assunto e dar um pouco de apoio aos que precisam.

Cuidado com os grupos de apoio na Internet, pesquise bem!

Porém, é importante pesquisar. Nem todos os grupos são realmente sérios e coordenados/administrados com responsabilidade. Grupos que incentivam a automedicação, por exemplo, são grupos onde a ética não é algo importante. Grupos sem moderadores ativos também devem ser excluídos da lista, pois não cuidam do que os usuários publicam e, algumas vezes, pessoas maldosas e oportunistas usam o grupo para tirar proveito de quem está nesta difícil situação.

Depois de muito pesquisar encontrei um grupo no Facebook que acredito cumprir o seu papel, com ética e seriedade. É um grupo bem ativo e os moderadores sempre estão de olho nas publicações. Ele tem também uma “extensão” no WhatsApp (você pode encontrar informações sobre isto no grupo do Facebook).

Mas lembre-se sempre: grupos não substituem médicos nem psicólogos! Não se engane achando que somente um grupo vai te ajudar a melhorar. Você precisa procurar um médico e/ou psicólogo também! Isto é muito importante para a sua recuperação!

Além do grupo que encontrei, cujo link está abaixo, também criei um grupo deste blog, com o intuito de trocar informações. Sua participação será bem-vinda e de grande importância! Para entrar no nosso grupo, basta clicar aqui (https://www.facebook.com/groups/companheiradepressao/).

Abaixo, segue o link do outro grupo do Facebook, o que pesquisei inicialmente. Acredito que vá gostar e que eles sirvam para te ajudar de alguma forma. 🙂

https://www.facebook.com/groups/depressao.oficial/

Ah! Não esqueça de ler as regras dos grupos na publicação fixada!

Um grande abraço.

Grupos de apoio na Era Digital – Facebook e WhatsApp
4.3 (86.67%) 6 votes