7 Coisas que Você Precisa Saber Sobre a Depressão3 min read

A depressão é uma doença muito real e tratável. A maioria das pessoas ainda tem dificuldade em compreender bem esta doença. Isso faz com que aumentem os estigmas e preconceitos a respeito deste transtorno do humor.

Além disso, é importante saber que a depressão é uma doença muito séria e que entender alguns fatos sobre ela pode salvar vidas!

Aqui estão 7 coisas que todos deveriam saber.

1. A depressão é muito mais do que tristeza comum

A tristeza faz parte do ser humano. Ela é uma reação natural a circunstâncias dolorosas. Todos nós sentiremos tristeza em algum momento de nossas vidas.

A depressão, no entanto, é uma doença física com muito mais sintomas do que uma simples tristeza. Aliás, a tristeza (ou estar aparentemente triste) nem sempre é um sintoma da depressão.

2. Depressão nem sempre tem um “bom motivo”

Você precisa ter um motivo para estar deprimido?

Às vezes as pessoas ficam deprimidas pelo que parece ser um bom motivo. Podem ter perdido o emprego ou então alguém querido faleceu. Mas, tratando-se de depressão clínica, não precisa necessariamente existir uma razão.

As substâncias químicas que temos no cérebro e que são responsáveis ​​pelo controle do humor podem estar desequilibradas. Isso faz com que você sinta-se mal, apesar de todas as coisas em sua vida estarem muito boas.

3. Há muitas coisas que podem causar depressão

Ainda não sabemos exatamente o que causa a depressão. No entanto, acredita-se que a melhor explicação é que ela provavelmente seja causada por um conjunto de fatores. Como uma tendência genética, somada a alguma situação e certos fatores ambientais quem podem agir como gatilhos.

4. As crianças não são imunes à depressão

Existe um mito que diz que a infância é um momento alegre e despreocupado em nossas vidas. Mesmo que as crianças não experimentem os mesmos problemas que os adultos, como o estresse relacionado ao trabalho ou as dificuldades financeiras, isso não significa que eles não possam ficar deprimidos.

A infância traz seu próprio conjunto de tensões, como o bullying e a luta pela aceitação dos colegas, por exemplo.

Além disso, os sintomas da depressão nas crianças podem ser bem diferentes da depressão em um adulto. Como exemplos temos as birras e o baixo rendimento escolar, que podem ser sintomas.

criança triste com o texto: Crianças também podem ter depressão. A tristeza não é um sintoma comum. Fique Atento!

Saiba mais sobre a depressão infantil aqui neste blog!

5. Depressão é uma doença real

Você não é fraco nem louco. A depressão é realmente uma doença. Os cientistas acreditam que ela seja causada por desequilíbrios em certas substâncias químicas do cérebro, chamadas de neurotransmissores. Acredita-se que esses neurotransmissores, como a serotonina, desempenhem um papel importante na regulação do seu humor. Além disso, estes neurotransmissores estão envolvidos em muitas outras funções em todo o corpo.

6. Depressão é tratável

Mesmo que você tenha depressão não precisa ficar sofrendo. Existem diversas opções de tratamento bastante eficazes disponíveis para você, incluindo medicamentos e psicoterapia. Além disso, há novos tratamentos sendo desenvolvidos a todo momento que tem se mostrando eficazes nos casos em que outros tratamentos falharam.

7. Depressão não tratada é a causa mais comum do suicídio

O diagnóstico e o tratamento adequados da depressão são muito importantes na prevenção do suicídio. De acordo com alguns estudos, 90% daqueles que cometem suicídio sofriam de algum tipo de doença mental. E a maioria dessas pessoas tinham depressão que não tinha sido diagnosticada, tratada ou então que foi subtratada.

Se você desconfia que tem depressão ou conhece alguém que tenha, saiba que buscar ajuda de um profissional da saúde é a única forma de melhorar. Não deixe para depois, com esta doença não se brinca!

7 Coisas que Você Precisa Saber Sobre a Depressão3 min read
5 (100%) 2 votes

Deixe um comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.