O que é a serotonina e por que ela é tão importante?10 min read

Você já deve ter ouvido muito sobre a serotonina. Aliás, é comum ouvirmos seu nome sempre que o assunto é depressão. Mas você sabe realmente o que é a serotonina? Sabe como ela funciona e onde é encontrada? Neste artigo vamos ajudar a entender um pouco mais sobre este neurotransmissor. Você vai ver que ele é muito mais importante do que você imagina!
Compreender bem as funções da serotonina em seu corpo e saber como aumentar o seu nível pode ajudá-lo a se sentir bem de uma forma natural. Este artigo foi escrito para você ter acesso a estas informações de um modo fácil e direto. Aproveite! E depois de ler todo o artigo, não deixe de avaliar e comentar!

O que é a Serotonina

A serotonina é produzida apenas no cérebro e no intestino, a partir do triptofano. Porém ela é encontrada principalmente em três áreas do corpo: na parede intestinal, nos grandes vasos sanguíneos constritos e no sistema nervoso central.
Certamente você não imaginava que ela tinha tantos papéis importantes no nosso corpo, não é mesmo? Por este motivo que seus níveis são uma chave para determinar a saúde física e mental!

Por Que Precisamos Deste Neurotransmissor?

Você já deve ter percebido que a serotonina é muito importante para nós. Mas vamos explicar melhor o porquê dela ser essencial para o nosso corpo de forma um pouco mais detalhada.

Funções da Serotonina

  1. Digestão

    Cerca de 80 a 90% do suprimento de serotonina do seu corpo é encontrado nas células enterocromafins, que revestem o estômago e os intestinos. É ela que regula os movimentos peristálticos (ou contrações peristálticas), que são responsáveis pelo movimento involuntário dos alimentos através do sistema digestivo. Quando você come algo tóxico ou que cause uma irritação, mais serotonina é produzida no intestino. Desta forma agiliza-se o trânsito intestinal e o que foi consumido é expelido na forma de diarreia. Este aumento nos níveis de serotonina no sangue também pode causar náuseas, estimulando a área de náuseas em seu cérebro.

    A serotonina desempenha um importante papel também na digestão.

  2. Saciedade

    Ela também tem um papel na sinalização da fome e nos desejos por carboidratos. A serotonina regula o apetite modulando a ingestão de alimentos e criando uma sensação de plenitude.

  3. Ciclo do Sono

    A serotonina é necessária para produzir melatonina, o principal neurotransmissor envolvido na regulação do ritmo circadiano. Ela ajuda a estabelecer um ciclo de sono saudável, estimulando o sono de qualidade.

  4. Longevidade

    Este neurotransmissor é necessário para o funcionamento ideal dos seus músculos, do sistema cardiovascular, endócrino e imunológico. Ou seja, a serotonina também tem um importante papel na manutenção da densidade óssea.
    Estudos demonstraram que um alto e persistente nível de serotonina nos ossos pode levar ao aumento da osteoporose.
    Já a deficiência de serotonina aumenta, por sua vez, o risco de doença cardíaca, demência e doença de Alzheimer. Além disso, pode contribuir para agravar os sintomas de asma, fibromialgia e enxaqueca.

  5. Melhora do humor

    Você já ouviu falar da “molécula da felicidade“? Esta molécula é a serotonina. Ela é chamada assim por seu papel em melhorar o humor.
    Com quantidades adequadas de serotonina é criado um equilíbrio e você se sentirá mais feliz, relaxado e autoconfiante. Isso também ajuda na prevenção da ansiedade e da agressividade, acalmando o cérebro.

  6. Comportamento social

    Outra importante função da serotonina: ela desempenha um significativo papel na regulação de emoções agressivas durante a tomada de decisão social. Ou seja, ela influencia diretamente o seu comportamento.

  7. Coagulação do sangue

    Nisso ela também é importante! Coagular o sangue para fins de cicatrização. A serotonina é liberada pelas plaquetas quando há uma ferida, facilitando a vasoconstrição (contração dos vasos) para reduzir o fluxo sanguíneo e ajudar na formação de coágulos sanguíneos.

As pessoas que sofrem com os sintomas de ansiedade e depressão muitas vezes têm desequilíbrio dos níveis de serotonina em seus corpos. Outros sintomas da deficiência de serotonina são: compulsão alimentar, ser excepcionalmente sensível à dor, distúrbios digestivos, baixa auto-estima, sensação de opressão, insônia, enxaqueca e função cognitiva fraca.

A influência na memória

Imagem retirada de: (U.S. Defense Department – by Josiah Wilson/Released)

Você anda meio esquecido? Pois é…  saiba que pesquisas mostram que a serotonina influencia a memória.

Com baixos níveis deste neurotransmissor é difícil prestar atenção, formar novas memórias e aprender. A consolidação da memória fica prejudicada, o que pode levar a pessoa a esquecer nomes, novas informações e até mesmo anos inteiros de sua vida.

Isso significa que seus pequenos esquecimentos podem ser causados por insuficiência de serotonina. Claro que problemas de memória podem ser causado por vários outros motivos, só um médico pode ajudar a descobrir isso.

Como Aumentar os Níveis de Serotonina Naturalmente

Certo, já entendemos que níveis inadequados de serotonina pode nos causar sérios problemas. Mas como fazer para aumentar seus níveis em nosso corpo? Vamos ver a seguir o que podemos fazer para melhorar isto:

Coma proteína animal

Muitas vezes esquecemos que “pensamentos” e “sentimentos” não são apenas coisas efêmeras flutuando dentro de nossas cabeças sem um representante material. Todo pensamento, sentimento, emoção ou humor que experimentamos é uma coisa física feita de matéria.

Nós não “nos sentimos melhor” simplesmente. Para nos sentirmos melhor, fabricamos serotonina usando um aminoácido chamado triptofano.

Quer seja de peru, ovos, laticínios, de carne bovina, cordeiro, frango ou peixe, a proteína animal é uma fonte confiável de triptofano. Estudos mostram que a proteína do soro de leite  e  a proteína do ovo  também aumentam bastante a disponibilidade de triptofano no cérebro.

Receber muita luz natural

Receber luz natural é muito importante para a síntese da serotonina!

Você já deve ter percebido que em dias de sol ficamos mais dispostos que em dias nublados. Isso porque a luz solar é um gatilho direto da síntese da serotonina. Quanto mais brilhante a luz solar, maior a produção de serotonina.

Isso pode explicar a depressão sazonal, em que a depressão aumenta durante os meses mais frios e escuros. Também pode explicar porque a exposição ao sol aumenta a função cognitiva tanto em indivíduos deprimidos como nos saudáveis, ou porque a exposição à luz intensa previne o mau humor após o consumo de triptofano.

Quando falamos em luz brilhante não estamos nos referindo necessariamente luz solar total. Sair em um dia nublado, no final do outono, irá expô-lo a uma luz muito mais brilhante e natural do que a que você é exposto sentado dentro de casa com as luzes acesas.

Uma das principais razões pela qual o inverno é pior para a serotonina é o fato das pessoas serem menos propensas a sair de casa e enfrentar o mau tempo. Agora que sabe disso, tente sair mais de casa nos dias cinzentos de inverno!

Outra coisa, receba sua dose de luz o mais cedo possível. Dez a quinze minutos a pé logo depois do sol nascer (sem óculos de sol, tome um banho de luz) definirá como será o seu dia!

Obtenha sua vitamina D

É a vitamina D (que sintetizamos a partir da exposição ao raios UVB) que possibilita a conversão do triptofano em serotonina.

Eu recomendo que você produza a maior parte de sua vitamina D através do sol. É melhor regular dessa forma pois você ainda tem o benefício adicional de receber muita luz natural. Talvez seja necessário complementar, pois principalmente durante as estações mais frias a exposição ao sol é menor. Mas neste caso eu aconselho você consultar um médico para saber a dose correta para você.

Coma frutos do mar

Os frutos do mar não apenas fornecem grandes quantidades do aminoácido triptofano, mas também os ácidos graxos ômega-3 de cadeia longa, encontrados na gordura marinha. Ou seja, eles aumentam a produção de serotonina no cérebro e melhoram o seu transporte entre os neurônios.

Não evite carboidratos totalmente

Não exclua completamente os carboidratos de sua dieta, eles são importantes!

Os carboidratos aumentam a insulina, que transporta os aminoácidos através do sangue para as células. Isso faz com que o triptofano seja o aminoácido dominante na corrente sanguínea.

Muita gente gosta das dietas com baixo teor de carboidratos (as famosas dietas low carb). Se você é uma dessas pessoas, considere aumentar um pouco a ingestão dos carboidratos.

Coma Curry (Caril)

A cúrcuma surgiu nos últimos anos como um poderoso antidepressivo, em muitos casos se igualando ou mesmo superando os efeitos dos antidepressivos prescritos. É que a cúrcuma aumenta os níveis de serotonina no cérebro proporcionalmente à dose ingerida.

Então, talvez você precise de curcumina, o polifenol isolado encontrado na cúrcuma, para realmente ter efeito sobre a depressão.

Claro que você não vai substituir seu medicamento por um frango ao curry, não é isso! Mas se você não sofre de depressão ou de transtornos de humor baseados na serotonina, cozinhar com o açafrão-da-terra pode ajudar a regular os níveis de serotonina. De quebra você aprende a fazer novos pratos! 🙂

Mexa-se!

Atividades físicas são importantes para a nossa saúde. Mexa-se!

Saia já do sofá! É que atividade física aumenta a serotonina, e isso ocorre de duas maneiras.

Primeiro, pela ativação de neurônios motores que aumentam a taxa de disparo dos neurônios de serotonina, aumentando assim a síntese e liberação de serotonina.

Em segundo lugar, o exercício eleva consistentemente os níveis de triptofano no cérebro, mesmo horas após a prática.

No início pode ser um pouco difícil, mas à medida que você for praticando atividade física, vai querer praticar sempre e vai sentir-se cada vez melhor!

Receber uma massagem

Não conheço ninguém que não goste de uma boa massagem. Você conhece? Receber uma massagem aumenta a serotonina em 28%! Um bom argumento para pedir uma massagem, não é mesmo?

Conclusão

Bom, agora você já sabe bem mais sobre a significância da serotonina na nossa saúde e algumas formas de obtê-la.

Se você sofre de depressão ou algum outro problema de saúde, procure sempre um médico. Não tente resolver o problema sozinho pois pode ser perigoso.

Mesmo que sua opção seja buscar uma forma natural de tentar resolver seu problema, somente um profissional da saúde poderá ajudá-lo a fazer isto da melhor forma, sem correr riscos desnecessários.

Ah! Não esqueça de avaliar este artigo e deixar seu comentário aqui embaixo!

Fontes:

https://www.marksdailyapple.com/serotonin-boosters/

https://www.magneticmemorymethod.com/serotonin/

http://gettinghealthier.com/why-is-serotonin-so-important

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