Benefícios da Jardinagem Para a Saúde Mental: A Cura Pela Natureza

Num primeiro momento é comum as pessoas duvidarem de que a jardinagem possa mesmo nos ajudar a manter a saúde mental. Você talvez esteja um pouco reticente quanto a isso, não é mesmo?

Os benefícios da jardinagem para a saúde mental tendem a ser subestimados, mas sim, eles estão definitivamente presentes.

Quem já trabalhou com jardinagem sabe, instintivamente, que passar um tempo mexendo na terra e cuidando das plantas pode ter um efeito edificante!

Somente nos últimos anos os médicos e profissionais de saúde mental começaram a se aprofundar nos estudos sobre o potencial de cura da jardinagem.

À medida que estudos são realizados, uma luz é lançada sobre um método subutilizado de assistência à saúde mental, tão próximo quanto o seu próprio quintal.

Neste artigo você vai ver algumas das maneiras pelas quais a jardinagem ajudou pessoas com vários tipos de distúrbios mentais e cognitivos.

Leia e entenda como é que a jardinagem pode ajudar a melhorar a sua saúde e, consequentemente, a sua vida!

A Jardinagem ajudando com a Depressão e a Ansiedade

Depressão e ansiedade são flagelos do mundo moderno. Estatisticamente falando, há sempre problemas crescentes com ambos na vida moderna, o que está se tornando um grande problema.

A depressão e a ansiedade são problemas de saúde debilitantes, que podem prejudicar a qualidade de vida dos pacientes e dificultar enormemente suas carreiras, relacionamentos e estilos de vida. Em casos graves, eles podem levar à morte por suicídio ou abnegação e trazem consigo uma série de problemas de saúde associados.

A jardinagem é uma ótima opção para aliviar a ansiedade e a depressão;

A boa notícia, no entanto, é que a jardinagem parece ter um efeito positivo sobre essas doenças. A ciência tem encontrado muitas evidências que apoiam essa teoria. Cercar-se da natureza geralmente tem um efeito positivo, como mostra este estudo de 2013 (em inglês).

Anúncio
2 Comentários
  1. JADER CRISTIAN Diz

    Talvez vcs não possam me ajudar , eu sofro de síndrome do Pânico , depressão e transtorno de ansiedade. Faco uso de vários medicamentos e nO consigo nem sair de casa. Há meses 3u não saio de casa , nem para ir a porta. .gostaria de ir para um lugar onde houvesse mata , animais etc…

    1. claudio Diz

      Olá Jader!

      Primeira coisa é não abandonar o tratamento. Tem que ir ao psiquiatra e fazer terapia, não tem jeito. Não adianta só tomar a medicação, tem que ter acompanhamento. Tente fazer sua pequena horta, plantar umas flores ou mesmo suculentas, que são mais fáceis de cuidar. Mesmo se morar em apartamento, pode fazer em pequenos vasos. Mexer na terra pode ajudar muito, ter a “obrigação” de cuidar de suas plantinhas também! 😉

      Um abraço e melhoras… Logo estará bem melhor!

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós supomos que você está de acordo com isso, mas você pode sair, se desejar. Aceitar Leia Mais